sexta-feira, 1 de abril de 2011

- Hipocrisia


Hiprocrisia provem do Latin hyposrisis e Grego hypokrisis que significam ação de desempenhar um papel.
E quantas vezes nao desempenhamos um?
Encenamos cenas, muitas vezes, nem percebidas.
Seguimos somente o fluxo das coisas. Indo em direção de algo que não sabemos para onde iremos.
Não nos perguntamos o porque e como vamos sem ter motivos de ir.
SImplesmente vamos.
Vivenciamos papeis que se confundem com a vida necessariamente vivida.
Sem sentido. Sem razao.
Procura-se um sentido pra vida. Rapidamente, por favor!
Cansei de seguir o fluxo no sentido do rio.
Porque nao pego a margem esquerda ou direita?
Ou simplesmente volto a nado em sentido contrario da correnteza?
Hiprócrita. Considero-me um.
Assumo que assumi papeis despreziveis algumas vezes.
Fui de herói a vilão de uma cena a outra.
Fui coadjuvante. Fui ator principal.
Fui a arvore que faz parte do cenario.
Fui o ''quebra-galho'' que atua no lugar no ator principal quando falta.
Fui platéia em que so posso ver e ouvir sem poder atuar.
Fui muitas coisas. Muitos papeis.
Ando meio confuso entre papeis vividos e vidas encenadas.
Entre beijos roubados e abraços apertados de saudades.
Entre seguir ou pensar ou simplesmente parar.
Talvez eu procure uma verdade, um caminho, ou uma vida sem encenação no meio desse teatro todo.
Talvez eu simplesmente nao procure. Só siga o fluxo que todos seguem.
Mas volta e meia reparo que tenho vontade propria.
Que posso sair do fluxo e ir por outro caminho.
Posso fazer o meu caminho.
São tantas coisas complicadas para um mente humana como a minha.
Quem sabe os deuses nao fizeram nossas mentes para realmente nao entendermos o que seria o segredo da vida?
Teriamos um poder enorme em nossas mãos. Se podessemos entender o sentido dela.
Não seriamos vilões nem herois. Poderiamos ser até diretores. Mas diretores da nossa propria vida. Uma vida sem hiprocresia.
Sem duvidas.
Uma vida realmente vivida.

Por : Wanderson Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário